quinta-feira, 7 de julho de 2011

Mixed media: lata decorada

Olás, 

Tenho pesquisado e me interessado por mixed media cada vez mais. O que acho legal nessa técnica é a possibilidade de juntar elementos e materiais diversos numa mesma composição. Posso usar tintas, papéis de scrapbooking, jornal, capas e páginas de livros antigos, bem como outros tipos de enfeites (embelishments). Os materiais para base podem ser uma página de um "journal" (diário), uma página de scrapbooking mesmo ou outros objetos; usei nesta arte uma lata de achocolatado em pó bem conhecida, limpei e removi qualquer vestígio do produto. 
Como inspiração para o tema, gosto de procurar nos jornais (Folha/Estado de S.Paulo) ou em revistas e magazines, por ilustrações diferentes. Por exemplo, para a composição dessa lata usei uma ilustração onde havia uma mulher e uma luneta. Colei com um produto para decoupage (True Colors) sobre a lata já preparada (pintada com betume da True Colors). 
Continuei compondo. Peguei uma página de um livro que compramos para tal fim, achei interessante alguns dizeres e colei na composição. 
Ah, também podemos usar canvas e tecidos em geral, como brim; depois de passar gesso artístico e pintar, usei um carimbo que imita a escrita, para dar um ar vintage. Enrolei fio encerado, ornei com botão. Um detalhe: a folha usada foi uma folha natural mesmo, que colhi e deixei secando. 

Dica: Podemos usar elementos naturais para compor ou ornar um trabalho de mixed media. No caso das folhas recomendo ao colher: 

1º) verificar por sujeiras e/ou bichos, removendo antes de guardar;
2º) para dar um aspecto envelhecido coloque entre folhas de jornal, dentro de um livro grosso (uma lista telefônica) entre suas páginas, formando um sanduíche. Pode deixar por umas boas semanas, pois o processo de envelhecimento é lento. 


Tenho outros trabalhos feitos e algumas experimentações em andamento. Quando estiverem prontas vou postando e comentando o processo de criação. 


Abraços! 

Anderson Faria 

Um comentário:

  1. Caramba!Vocês estão se especializando mesmo!Adorei esta dica não sabia que poderia usar tantos elementos assim .Estou com um projeto em andamento e vou usar as dicas quando postar eu aviso e vou citar vocês.Bjks e bom final de semana Ah! Tem selinho pra vocês no meu blog.

    ResponderExcluir